Peregrinação

37ª da Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe é lançada

Tradicional evento cristão da Zonal Sul irá ocorrer em dezembro, para driblar período de eleições

Divulgação -

Na noite desta segunda-feira (15) foi lançada a 37ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. Em uma celebração eucarística que ocorreu no Santuário dedicado à Santa, na Cascata, a Arquidiocese de Pelotas lançou o evento. A tradicional romaria, que movimenta a fé de milhares de moradores da Zona Sul, retorna ao modo 100% presencial, após dois anos de adaptações da peregrinação devido à Covid-19.

Fé, devoção e amor são alguns dos sentimentos que movem os romeiros que há quase 40 anos celebram Nossa Senhora de Guadalupe. A primeira peregrinação ocorreu em 1985, quando a Diocese realizou uma consulta sobre a criação de um santuário mariano e de uma romaria anual. Desde então a festa que acontece anualmente na Cascata, no 5º distrito, já chegou a reunir quase 30 mil romeiros.

Assim, o lançamento de mais uma edição da festa foi marcado pela celebração eucarística, comandada pelo arcebispo Dom Jacinto Bergmann. Em conjunto com as Dioceses de Bagé e Rio Grande, o tema deste ano é Com Maria, comunhão, participação e missão. Na cerimônia ainda foram realizadas a comunicação da Proposta de Preparação, Bênção e envio dos Quadros-Imagens de Nossa Senhora de Guadalupe e São Juan Diego a todas as paróquias, entrega da Carta às Comunidades a todas as Comunidades Eclesiais Missionárias e a convocação para a Coleta da Assunção.

"Esse ano vamos dar um destaque a San Juan Diego, onde as paróquias vão ganhar uma imagem dele que vai peregrinar pelas comunidades. O que acaba por ser um símbolo que estamos caminhando para a festa final de Nossa Senhora", comenta a coordenadora dos leigos da Arquidiocese de Pelotas, Ângela Amorim, sobre a entrega do quadro do Índio que presenciou a aparição mariana.

Segundo o Conselho episcopal, a Romaria, que era tradicionalmente celebrada em outubro, ocorrerá em 11 de dezembro, para não coincidir com o 1º e 2º turnos das eleições. A programação definitiva da festa ainda depende de novas reuniões para ser consolidada. Ainda assim, algumas atividades já estão confirmadas, como a Coleta da Assunção e a 3ª Romaria da Juventude, onde os jovens caminharão 25 quilômetros até o Santuário de Guadalupe.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Regras sobre venda de aves e derivados podem não mudar em Pelotas Anterior

Regras sobre venda de aves e derivados podem não mudar em Pelotas

Pelotas confirma mais dois óbitos por Covid-19 Próximo

Pelotas confirma mais dois óbitos por Covid-19

Deixe seu comentário